Publicações

Compartilhe

 

 

APÓCRIFOS ABERRANTES, COMPLEMENTARES, E CRISTIANISMOS ALTERNATIVOS. PODER E HERESIAS! (VOZES)

 Frei Jacir apocrifos aberrantes

Depois de várias publicações sobre a literatura apócrifa, este novo livro de Frei Jacir, o quinto sobre os apócrifos, é o resultado de uma longa pesquisa sobre os sete primeiros séculos do cristianismo interpretados a partir dos apócrifos. Excelente introdução histórica e crítica aos oitenta e oito apócrifos do Segundo Testamento, os quais são classificados aqui em aberrantes, complementares e alternativos em relação ao cristianismo que se tornou hegemônico. Este venceu os vários tipos de cristianismos propostos, formando uma cristandade, mas não conseguiu eliminar todos eles. Poder e heresias delineiam a história do cristianismo. Alguns deles exageraram na criatividade de textos ou práticas como liturgia sexual; outros simplesmente complementaram,  ainda que de forma conservadora,  a versão oficial; outros, por serem tão alternativos, foram relegados ao ostracismo.  Assim, o presente livro busca desvelar-nos outra face do cristianismo a partir da memória apócrifa.

COMPRE AQUI

 

INFÂNCIA APÓCRIFA DO MENINO JESUS. HISTÓRIAS DE TERNURA E TRAVESSURAS (VOZES)

frei jacir jesus criança infancia cristo apocrifos 

Nossos ouvidos estão tão acostumados a ouvir e nossos olhos, a ler, histórias que delinearam um Jesus divino e tão distante de todos nós, que não conseguimos ver um Jesus menino igual às crianças normais, nas travessuras e molequices. Nesse seu sexto livro sobre o polêmico tema dos evangelhos apócrifos, Frei Jacir recolhe histórias de oito apócrifos e as organiza conforme o tema de cada uma delas e no percurso do nascimento, infância e adolescência do menino Jesus na Palestina e no Egito. O Jesus histórico e da fé não é diminuído com o apócrifo. Por outro lado, os apócrifos devolvem a Jesus a infância que ele não teve na literatura canônica. O menino Jesus nasceu em Belém ou em Nazaré? Essa é outra polêmica a qual esse livro oferece luzes. 

COMPRE AQUI

 

ISRAEL E PALESTINA EM TRÊS DIMENSÕES: HISTÓRIA, CULTURA E GEOGRAFIA (PROVÍNCIA SANTA CRUZ)

 

Um caminho fascinante de fé em três grandes religiões monoteístas e em três dimensões: história, cultura e geografia; eis o conteúdo desse livro. O autor, Frei Jacir, mestre em Ciências Bíblicas, tendo estudado em Israel, se preocupou em ser, antes de tudo, ecumênico, mas também crítico e pastoral. O livro vem acompanhado de um DVD com mais de 300 imagens e esquemas para a apresentação do conteúdo em palestras e cursos de introdução à Bíblia. Prepare-se para fazer uma viagem ao túnel do tempo.

R$ 17,00

 

A HISTÓRIA DE ISRAEL E AS PESQUISAS MAIS RECENTES

 israel apocrifos frei jacir

O livro, organizado por Frei Jacir de Freitas Faria, reúne o trabalho de cinco biblistas que pesquisaram acerca da história de Israel contada nos textos bíblicos. São reflexões que incluem a possibilidade de se ler a história de Israel sob outros enfoques e de se falar não de história, mas de histórias de Israel. O livro sugere ainda o repensar da historiografia sobre o assunto,  retoma a história bíblica de Israel pelo viés da profecia e faz uma releitura dessa história em forma de oração nos Salmos.

COMPRE AQUI

 

 

O OUTRO PEDRO E A OUTRA MADALENA SEGUNDO OS APÓCRIFOS. UMA LEITURA DE GÊNERO. (VOZES))

 

Não querendo tirar o valor da nossa tradição canônica, Frei Jacir de Freitas Faria demonstra, em O outro Pedro e a outra Madalena segundo os Apócrifos, que vale a pena retornar aos  apócrifos com olhar crítico e redescobrir neles preciosidades das origens do cristianismo. Usando o instrumental da leitura de Gênero, ele conta as histórias desses dois personagens encontradas nos apócrifos, as compara com as informações canônicas e pergunta: em que esses textos podem nos ajudar a compreender o cristianismo de origem? Eles têm algo de novo a nos dizer do ponto de vista interpretativo sobre as pessoas de Pedro e Madalena? O que eles revelam não são meras formas de compreender o papel exercido por Pedro e Madalena? Têm valor as histórias apócrifas de Pedro e Madalena? As respostas a essas perguntas estão esboçadas nas páginas deste ensaio. Caberá ao leitor tirar as suas próprias conclusões. No final do livro, o leitor poderá desfrutar da leitura dos evangelhos de Maria Madalena, de Pedro e do  Apocalipse de Pedro.

COMPRE AQUI

 

 

 

 

AS ORIGENS APÓCRIFAS DO CRISTIANISMO. COMENTÁRIOS AOS EVANGELHOS DE MARIA MADALENA E TOMÉ. (PAULINAS)

 

No decorrer da leitura desse livro, proponho ao leitor a se perguntar: quem, de fato, foi Jesus? Quais foram os seus ensinamentos? Como distinguir o Jesus da fé e o histórico? Quem foi Maria Madalena? Por que essa mulher nos fascina? Como foi a sua vida? Uma prostituta ou a amada de Jesus? Na verdade, essa última questão parece não ter resposta. Aquilo que no início do cristianismo era simplesmente expressão devocional da fé em Jesus passou a ser um dado histórico sobre ele. E o que era histórico passou a ser dado de fé. Por isso, para entender Jesus é preciso descobri-lo também nos escritos apócrifos. Jesus é um só, mas os escritos sobre ele são, por assim dizer, reflexos das várias maneiras pelas quais  as comunidades o compreenderam. São experiências múltiplas e diferentes.  Mas, de fato, uma se impôs como sendo a exata, torando-se a oficial.

COMPRE AQUI

 

 

 

 

 

HISTÓRIA DE MARIA, MÃE E APÓSTOLA DE SEU FILHO, NOS APÓCRIFOS. (VOZES)

 maria madalena apócrifos frei jacir

As páginas que seguem são uma reconstituição da história de Maria nos apócrifos. Os vários testemunhos se complementam para apresentar uma história quase completa da vida de Maria: concepção, nascimento, infância, adolescência, casamento, concepção de Jesus, apostolado, morte e assunção. É uma viagem fascinante ao passado, vivo no meio de nós.

Mas os textos não foram somente entrelaçados, mas comentados, iluminados, criticados. Há uma preocupação em  manter-se no caminho da espiritualidade que emerge da vida de Maria, símbolo da humanidade de Deus que se encarna no meio de nós. Ele nasce da Mulher-Maria, que nos ensina a viver como mãe, na ternura e no afeto de Deus.

O retrato de Maria que emerge dessas páginas ‘apócrifas’ é o de uma mulher preciosa, mãe e apóstola de seu filho. Mulher liderança. Mulher mãe de um filho especial. Mulher ternura. Mulher escolhida por Deus para ser a mãe de seu Filho. Mulher reconduzida pelo Filho à Morada de Deus. Mulher pura, sem pecado, santa e consagrada a Deus. 

COMPRE AQUI

 

 

VIDA SECRETA DOS APÓSTOLOS E APÓSTOLAS À LUZ DOS ATOS DOS APÓSTOLOS APÓCRIFOS. (VOZES)

apostolos secreta apocrifos frei jacir 

Atos e histórias apócrifas dos apóstolos e apóstolas de Jesus é o que as páginas deste livro oferecem, num vasto material de informações desconhecidas por muitos de nós. Elas foram recolhidas e agrupadas em único volume. A vida dos doze apóstolos Pedro, Paulo, Tomé, André, Filipe, Tiago Maior, Tiago o irmão do Senhor, Mateus, João, Bartolomeu, Judas Tadeu, Simão e das três apóstolas Madalena, Maria a mãe de Jesus é contada à luz dos Atos Apócrifos, mas também de Evangelhos Apócrifos.

Verdade ou não, essas histórias revelam muitos dados sobre a vida de nossas lideranças apostólicas da primeira hora do cristianismo. Atos Apócrifos dos Apóstolos é o nome com que elas foram batizadas ao longo da história do cristianismo. O que é mesmo um livro apócrifo? Por que essas histórias são chamadas de secretas? Os apóstolos são somente os 12 apóstolos, isto é, os 12 homens? Por que as mulheres são chamadas de discípulas e não apóstolas?

COMPRE AQUI

 

 

 

PROFETAS E PROFETISAS NA BÍBLIA. (PAULINAS)

 profetas profetisas frei jacir apócrifos

A profecia é a Teologia da História. Ela expressa o desejo humano de sempre construir a libertação de um povo, sistemas e pessoas. Profecia é a Palavra de Deus no meio do povo. O profeta é o ser humano da crise, do sofrimento. Os profetas e profetisas de ontem e de hoje, muitas vezes, não são compreendidos nas suas ações e palavras proféticas, pois ele está sempre além do tempo e das pessoas.

O leitor de Profetisas e Profetas terá a oportunidade de mergulhar na experiência profética feita por homens e mulheres bíblicos. Como definir um profeta? Há profetas desde  a origem de Israel? Como os profetas e profetisas leram a presença de Deus na História de Israel? O que eles denunciaram? A esperança deles é a mesma? O que caracteriza a teologia profética? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste ensaio. Boa leitura e boa descoberta do rosto profético de Deus na história!   

COMPRE AQUI