Islamismo

Para os muçulmanos, o islamismo foi criado por Deus e não pelo profeta Maomé. Eles dizem que, para os cristãos, o uso do substantivo ‘cristianismo’ procede, pois os seus adeptos acreditam que Cristo é Deus, mas, para eles, Maomé foi apenas o porta-voz de Deus. Islamismo vem do árabe slm, que significa paz, mas também entrega, daí que islamismo é: ‘paz que vem quando a pessoa entrega sua vida nas mãos de Deus, se submete totalmente a Ele. Islamismo tem também sua origem no substantivo árabe islan e significa resignação, rendição ou submissão a algo ou a alguém. Daí ‘submissão total e obediência a Deus’.

 

Maomé se dizia descendente de Abraão por meio de seu filho Ismael com Agar, sua segunda esposa. Os descendentes de Ismael se estabeleceram na Arábia, berço do islamismo. Maomé – nome que significa ‘o altamente louvado’ - é considerado o ‘selo dos profetas’, visto que, antes dele, houve outros profetas.

 

O Alcorão, composto de palavras textuais reveladas por Deus a Maomé, é considerado pelos muçulmanos como livro Sagrado, a constituição, a lei civil, penal e moral em mais de 40 países.