A paciência da semente e o Reino de Deus em Mc 4,26-34
A paciência da semente e o Reino de Deus em Mc 4,26-34
SALMO 22: O SENHOR É MEU PASTOR!
O cuidado e o pastoreio no Sl 22
ZAQUEU: O “HOJE” DE UM MILAGRE, O ACOLHIMENTO DO SALVADOR, EM LC 19,1-10
Lc 19,1-10: Zaqueu, o hoje deu um milagre!
CRISTO, REI DO UNIVERSO, E O JUÍZO FINAL NA INSPIRAÇÃO DE MT 25,31-46
Não existem três tipos de amor!
Madalena: uma mulher além do seu tempo e não prostituta!
Madalena: uma mulher além do seu tempo e não prostituta!
Nas ondas do mar da vida há sempre um pai a nos dar as mãos. Mt 14,22-33
Nas ondas do mar da vida há sempre um pai a nos dar as mãos. Mt 14,22-33
Doença, saúde e sofrimento na Bíblia e nas religiões
Doença, saúde e sofrimento na Bíblia e nas religiões
Morte e Sofrimento fazem parte da condição humana
Quando morre um ente querido, uma pessoa que tanto amamos, dor, sofrimento e saudade invandem a nossa existência.
evangelho-de-maria-madalena-introducao-e-texto.docx
EVANGELHO DE MARIA MADALENA: INTRODUÇÃO E TEXTO
Frei Jacir de Freitas Faria, OFM[1]
Nesta aula, você terá a oportunidade de ter uma introdução ao evangelho de Maria Madalena, bem o acesso ao texto na íntegra, fruto de uma tradução que considera alguns papiros.
O evangelho de Maria Madalena está presente em dois papiros em grego dos sécs. II e III e outro em copta saídico do séc.V, fruto da tradução do texto grego de 150 E.C., encontrado no Alto Egito, em 1945, na biblioteca de Nag-Hammadi.
Nesse evangelho, Madalena transmite e explica para os discípulos os ensinamentos que Jesus lhe havia revelado secretamente, no período entre a sua ressurreição e ascensão.
Um de seus objetivos é o de emitir opinião sobre o papel de Maria Madalena no cristianismo de origem. Dar-lhe voz como liderança feminina. Revelar as tensões existentes no início do cristianismo, reagindo contra a sua institucionalização na linha hierárquica e masculina, representado pelo grupo de Pedro, que se opõe ao de Madalena.
[1] Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE-BH. Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de exegese bíblica. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quatorze. Últimos livros: O Medo do Inferno e a arte de bem morrer: da devoção apócrifa à Dormição de Maria às irmandades de Nossa Senhora da Boa Morte (Vozes, 2019). Coautor de: A releitura do Deuteronômio nos evangelhos. In: KONINGS, Johan; SILVANO, Zuleica Aparecida. (Org.). Deuteronômio: Escuta, Israel. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2020, v. 1, p. 187-230. Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/FreiJacirdeFreitasFariaB%C3%ADbliaAp%C3%B3crifos